Atendimento

0

Fabricação própria

de equipamentos

Envios

para todo o Brasil

Fidelidade

compre e ganhe bônus

Pague com cartão

em até 12x sem juros

Pague com PIX

e ganhe 5% de desconto

28/12/2023

Dicas para Harmonização de Cervejas: Parte 1

Apreciar uma cerveja artesanal é uma experiência única, que pode ser ainda mais aprimorada quando uma bebida é harmonizada corretamente com os alimentos. A harmonização de cervejas artesanais é uma arte que envolve uma combinação de sabores, aromas, cores e texturas da cerveja com os alimentos certos. 

 

Aqui estão algumas dicas para você começar a explorar o mundo da harmonização de cervejas artesanais com comidas de boteco.

Entendendo a Harmonização

A harmonização de cervejas é o processo de unir elementos que combinam. Os elementos presentes na bebida e no prato devem ter sintonia e criar uma sensação agradável ao paladar.

 

Existem três formas principais de harmonização:

  1. Harmonização por semelhança : Os elementos da cerveja e do prato são parecidos ou iguais. Considere a doçura, acidez, tostados, frutados, ervas e condimentos da bebida.

  2. Harmonização por contraste : A harmonização acontece pelas diferenças. Os elementos opostos entram em contraste e bloqueiam os excessos uns dos outros, proporcionando uma harmonização dos sabores. Uma sobremesa muito doce, por exemplo, vai harmonizar com uma cerveja amarga.

  3. Harmonização por complemento : É o tipo mais complexo. Nesse caso, os elementos devem ser complementares. Ou seja, um ingrediente deve complementar a experiência sensorial proporcionada pelo outro.

Dicas para Harmonização com Comidas de Boteco

  • Petiscos Fritos : Petiscos fritos, como batatas fritas, pasteizinhos e queijos empanados, harmonizam-se perfeitamente com cervejas que ajudam a limpar o paladar antes da próxima manhã. Uma IPA, por exemplo, é uma cerveja forte, encorpada e com sabor intenso que corta a gordura das frituras.

  • Tábuas de Frios : As tábuas de frios, compostas por ingredientes com sabores mais leves e delicados, como queijos, embutidos e azeitonas, harmonizam bem com cervejas que seguem a mesma proposta. Uma Pilsner Extra, por exemplo, é uma cerveja suave, refrescante e que combina muito bem com as tábuas de frios.

  • Carnes : O sabor marcante e temperado das carnes harmonizadas bem com cervejas mais potentes. Uma Red Ale, por exemplo, é uma cerveja forte e versátil, que harmoniza de forma singular com carne vermelha, frango e calabresa.

  • Frutos do Mar : Frutos do mar, como lula, camarão e mariscos, possuem sabores variados e diversas possibilidades de harmonização. Uma Witbier, por exemplo, é uma cerveja leve, com toque adocicado e cítrico que fornece combinações perfeitas com frutos do mar.

Lembre-se, a harmonização é uma arte e requer experimentação. Não tenha medo de testar diferentes alternativas e descobrir o que funciona melhor para o seu paladar.